ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL ROQUE GONZALES.
PROFESSORA: ELIZETE SOMAVILA DIRETOR: SELVINO DA SILVA BORCHARTT
COORDENADORA PEDAGÓGICA: LENIR S.
SIMÕES SÉRIE:
3° ANO
ATIVIDADES RELACIONADAS AO ESTUDO DO
LIVRO A MENINA QUE CONTAVA.
30/06/2014 Segunda-feira
Chamada-
calendário- leitura de leite
Atividades
relacionadas O LIVRO A MENINA QUE CONTAVA
1°
MOMENTO:
·
Organizar um cartaz com a palavra CONTAR ao centro e
ao redor dela posicionar algumas setas.
·
Após apresentação do cartaz conversar com a turma de
modo a compartilhar suas primeiras impressões sobre o que a palavra CONTAR
significa. À medida que as ideias forem apresentadas, deverão ser escritas
diante das setas.
·
Problematizar: E o que podemos contar?
·
Apresentação do livro ( capa) e aguçar a curiosidade dos mesmos a partir
do título: UMA MENINA QUE CONTAVA...
·
O que essa menina tem para contar?
·
(Organizar uma caixa e colocar na mesma: um casaco
que contenha botões; estrelas confeccionadas em papel laminado; um baú e uma chave; um calendário; um
relógio; fichas com os algarismos de 0 a 9; fichas com os sinais das
operações adição, subtração, multiplicação, divisão; fichas com imagem de uma
nuvem, miniatura de um carro ; ilustração
do balãozinho que representa o sonho; um globo; um cartaz com a imagem do
esqueleto do corpo humano e, por fim, dois anéis e dois bonés.)
·
À medida que a leitura do livro for realizada ,
apresentar os objetos que ela contém, dando assim vida a história.
·
Apresentar a história contada no multimídia.
·
Realizar uma reflexão sobre a mesma, ( personagens,
ação, atitudes, comportamento, ideias, como era ALGA, o que ela fazia, de
quem ela gostava... assim , resumindo-a oralmente.)
2°
MOMENTO:
·
Após a leitura os alunos deverão apresentar os seus
sonhos, ilustrá-los.
·
Completar as lacunas do texto com palavras do quadro
formando o resumo da história.
·
Exercícios envolvendo sinais de pontuação.
·
Os números estão em todas as partes conforme
percebemos na história estudada. Recortar gravuras com números e após dizer o
que os mesmos representam em casa imagem; formando um cartaz.
3°
MOMENTO: AULA DE ESPANHOL
TEMA:
Use a imaginação: Seja como Alga invente uma situação em que você conte
alguma coisa: objeto, história, passos, janelas da casa, passageiros no
ônibus, integrantes da família, amigos...
01/07/2014
TERÇA-FEIRA
Chamada-
calendário- leitura de leite -
1°
MOMENTO:
·
Apresentação do tema.
·
Continuar a história:
Alga que gostava dos números e os
números gostavam dela, aos 20 anos
encontrou um rapaz que contava
histórias e com ele se casou e tiveram dois filhos...
·
Calendário: meses do ano, dias da semana.
·
Número antecessor e sucessor.
·
Fichas escalonadas.
2°
MOMENTO: HORA ATIVIDADE (PLANEJAMENTO)
02/07/2014
QUARTA-FEIRA
OFICINAS
03/07/2014
QUINTA-FEIRA
Chamada-
calendário- leitura de leite
1°
MOMENTO:
·
JOGO DA TRILHA, revisando a história estudada.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário