terça-feira, 12 de agosto de 2014

SEQUENCIA DIDÁTICA REALIZADA PELA PROFESSORA ELIZETE SOMAVILA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ROQUE GONZALES.
PROFESSORA: ELIZETE SOMAVILA                                                  DIRETOR: SELVINO DA SILVA BORCHARTT
COORDENADORA PEDAGÓGICA: LENIR S. SIMÕES                            SÉRIE: 3° ANO
ATIVIDADES RELACIONADAS AO ESTUDO DO LIVRO A MENINA QUE CONTAVA.

30/06/2014  Segunda-feira
Chamada- calendário- leitura de leite
Atividades relacionadas O LIVRO A MENINA QUE CONTAVA
1° MOMENTO:
·         Organizar um cartaz com a palavra CONTAR ao centro e ao redor dela posicionar algumas setas.
·         Após apresentação do cartaz conversar com a turma de modo a compartilhar suas primeiras impressões sobre o que a palavra CONTAR significa. À medida que as ideias forem apresentadas, deverão ser escritas diante das setas.
·         Problematizar: E o que podemos contar?
·         Apresentação do livro ( capa)  e aguçar a curiosidade dos mesmos a partir do título: UMA MENINA QUE CONTAVA...
·         O que essa menina tem para contar?
·         (Organizar uma caixa e colocar na mesma: um casaco que contenha botões; estrelas confeccionadas em papel laminado;  um baú e uma chave; um calendário; um relógio; fichas com os algarismos de 0 a 9; fichas com os sinais das operações adição, subtração, multiplicação, divisão; fichas com imagem de uma nuvem, miniatura de  um carro ; ilustração do balãozinho que representa o sonho; um globo; um cartaz com a imagem do esqueleto do corpo humano e, por fim, dois anéis e dois bonés.)
·         À medida que a leitura do livro for realizada , apresentar os objetos que ela contém, dando assim vida a história.
·         Apresentar a história contada no multimídia.
·         Realizar uma reflexão sobre a mesma, ( personagens, ação, atitudes, comportamento, ideias, como era ALGA, o que ela fazia, de quem ela gostava... assim , resumindo-a oralmente.)

2° MOMENTO:
·         Após a leitura os alunos deverão apresentar os seus sonhos, ilustrá-los.
·         Completar as lacunas do texto com palavras do quadro formando o resumo da história.
·         Exercícios envolvendo sinais de pontuação.
·         Os números estão em todas as partes conforme percebemos na história estudada. Recortar gravuras com números e após dizer o que os mesmos representam em casa imagem; formando um cartaz.



3° MOMENTO:  AULA DE ESPANHOL

TEMA: Use a imaginação: Seja como Alga invente uma situação em que você conte alguma coisa: objeto, história, passos, janelas da casa, passageiros no ônibus, integrantes da família, amigos...



01/07/2014 TERÇA-FEIRA

Chamada- calendário- leitura de leite -
1° MOMENTO:
·         Apresentação do tema.
·         Continuar a história:
Alga que gostava dos números e os números gostavam dela, aos 20 anos  encontrou um rapaz  que contava histórias e com ele se casou e tiveram dois filhos...
·         Calendário: meses do ano, dias da semana.
·         Número antecessor e sucessor.
·         Fichas escalonadas.
2° MOMENTO: HORA ATIVIDADE (PLANEJAMENTO)
02/07/2014  QUARTA-FEIRA
OFICINAS

03/07/2014 QUINTA-FEIRA
Chamada- calendário- leitura de leite
1° MOMENTO:
·         JOGO DA TRILHA, revisando a história estudada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário